CEARENSE: Atlético surpreende Ferroviário e embola luta pelo G4

Águia enfia quatro em rival e sai da parte debaixo da classificação

Publicado em .

Águia enfia quatro em rival e sai da parte debaixo da classificação

Fortaleza, CE, 09 (AFI) - Em jogo isolado da quinta rodada do Campeonato Cearense, o Atlético Cearense surpreendeu e venceu o Ferroviário por 4 a 2, neste domingo, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e embolou ainda mais a disputa pelo G4.

Com esse resultado, a Águia somou seus três primeiros pontos, e entrou na disputa por uma vaga no G4. O Ferrão perdeu a chance de assumir a liderança provisória e segue com quatro pontos, empatado com o Ceará.

A liderança é do Fortaleza, com seis pontos. Barbalha, Pacajus e Guarany de Sobral estão empatados com o Atlético. O Caucaia é o lanterna sem nenhum ponto.

O Ferroviário tenta a reabilitação contra o Barbalha, no próximo dia 12, no Cariri. O Atlético ganha uma folga maior e encara o Ceará, apenas no dia 19, novamente no Presidente Vargas.

O JOGO
No primeiro tempo, o Ferroviário, do técnico Anderson Batatais, entrou mais solto, mas parou na boa marcação atleticana, e ainda sofreu com os contra-golpes da Águia. E desta forma, os visitantes marcaram. Primeiro com Wandson, de pênalti sofrido por ele mesmo. Na sequência, em ataque rápido, a Águia fez 2 a 0, com o mesmo Wandson finalizando com estilo.

No segundo tempo, o Ferroviário começou com tudo e logo a dois minutos reduziu o placar com Wellington Rato, que fez boa jogada, escapando da marcação atleticana e batendo sem chances para o goleiro Carlão. Aos nove, Caique sofreu pênalti, mas Wellington Rato mandou para fora e perdeu a chance do empate.

O Atlético seguiu eficaz no ataque. Aos 19 minutos, Emerson Catarina concluiu boa troca de passes para fazer 3 a 1. O placar se transformou em goleada aos 29 minutos. Bolota cobrou pênalti com categoria e ampliou o placar.

Pouco depois dos 35, o Ferrão ficou com dez depois que Vinicius foi expulso. No finalzinho do jogo, Emerson Catarina, por falta forte, também foi expulso. E teve ainda tempo de Tito, aos 42, descontar para o time coral da Barra.

REGULAMENTO

O regulamento do Campeonato Cearense de 2020 é o mesmo da temporada passada. Na primeira fase, já encerrada, oito times se enfrentaram em turno único e os seis primeiros colocados avançaram para a sequência; Floresta e Horizonte acabaram rebaixados para a segunda divisão de 2020.

Nesta segunda fase, oito times – seis classificados da primeira fase, mais o Ceará e Fortaleza se enfrentam também em turno único. Os quatro primeiros avançam para as semifinais. Segundo o regulamento, Em caso de igualdade na pontuação entre dois ou mais clubes, os critérios de desempate são os seguintes, nesta ordem: mais vitórias; melhor saldo de gols; mais gols pró; confronto direto; sorteio.

Nas semifinais e final, o Cearense será disputadas em sistema “mata-mata” com jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate serão basicamente os mesmos: - melhor saldo de gols no confronto; - melhor campanha na segunda fase - para a final conta também a campanha da semifinal.