FPF promove 'Encontro de Presidentes do Paulista A3' em Ribeirão Preto

Andrés Sanchez, Junior Chávare, Rodrigo Caetano e Dorival Júnior palestraram no evento desta quinta-feira (05)

Publicado em .

Andrés Sanchez, Junior Chávare, Rodrigo Caetano e Dorival Júnior palestraram no evento desta quinta-feira (05)

Ribeirão Preto, SP, 06 (AFI) - Com o objetivo de promover a interação entre os representantes dos clubes para debater ações e melhorias em prol do desenvolvimento das instituições do futebol paulista, a FPF realizou o Encontro de Presidentes do Campeonato Paulista da Série A3, nesta quinta-feira (05), no hotel Wyndham Garden, em Ribeirão Preto.

Na abertura do evento, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, agradeceu aos representantes dos clubes. “O objetivo do evento é ouvir as dificuldades do dia a dia e fico contente em ver pessoas abnegadas que lutam pelos seus clubes”, disse.

O evento contou com participações de profissionais renomados no meio esportivo como Junior Chávare, diretor de futebol de base do Atlético-MG, Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, Rodrigo Caetano, diretor executivo do Internacional-RS e do técnico Dorival Júnior.

 Encontro de presidentes da Série A3 foca em otimização de processos (Fotos: Rodrigo Corsi/FPF/Divulgação)
Encontro de presidentes da Série A3 foca em otimização de processos (Fotos: Rodrigo Corsi/FPF/Divulgação)
O EVENTO
Após abertura oficial, Junior Chávare, diretor de futebol da base do Atlético-MG, explicou a importância de estimular o desenvolvimento das categorias de base para potencializar os ativos dos clubes.

“Aqui (São Paulo) é o aquário do talento e uma fonte de captação para todos os clubes grandes do futebol brasileiro, por isso não importa em quantas categorias vocês estejam disputando, o importante fazer o melhor possível dentro de cada contexto”, explicou.

Em seguida, Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, ressaltou a importância da construção de uma estrutura para que o clube consiga manter o nível.

“Quando o Ronaldo chegou ao Corinthians me disse que poderíamos ser campeões mesmo sem Centro de Treinamento e condições mínimas de trabalho, mas isso se transformaria em crise financeira ao longo dos anos. O fato é que investimentos em estrutura e construímos algo sólido para que mais conquistas surgissem”, destacou o presidente.

MAIS IDEIAS
Diretor executivo de futebol do Internacional, Rodrigo Caetano também marcou presença no evento. O profissional fez um balanço sobre o peso de se traçar estratégias para facilitar o trabalho no cotidiano.

“É importante ter planejamento estratégico e plano de ação, não importando o tamanho de governo. Quando forem contratar algum profissional, exijam que seja informado sobre o clube, pois é fundamental para o andamento do dia a dia. ”, citou.

Para Dorival Júnior, os clubes devem entender que a escolha de jogadores no planejamento do plantel para uma temporada é um momento vital para o futuro das equipes.

“ A montagem de elenco é vital. Errar não é uma opção em um momento como este. A prateleira nem sempre terá exatamente o que você quer, por isso tem que acompanhar o máximo possível de jogos para conhecer o máximo de atletas para definição deste momento”, destacou o treinador que teve passagens por Santos, São Paulo, Palmeiras e São Caetano.