Paulistão com primeiro clássico e jogos bem atraentes nesta segunda rodada

O São Paulo, de Fernando Diniz, deve exigir muito mais do Palmeiras dirigido pelo 'renovado' Vanderlei Luxemburgo

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O primeiro clássico do Campeonato Paulista de 2020 já será disputado nesse final de semana, quando será cumprida a segunda rodada da competição. O Palmeiras joga neste domingo como mandante, às 16 horas, em Araraquara contra o São Paulo que, nos últimos anos tem sido um verdadeiro freguês do alviverde, mesmo em jogos disputados fora da Allianz Arena.

Nesse ano, o Tricolor parece um pouco melhor preparado como demonstrou na partida de quarta feira passada diante do Água Santa, no Morumbi. O Verdão, por sua vez, apesar da goleada em cima do Ituano, em Itu, não fez um grande jogo e só goleou devido a fragilidade do adversário.

TRICOLOR VAI DAR TRABALHO
A expectativa neste clássico é que o time de Fernando Diniz exija muito mais da equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo. Essa expectativa deve levar esse jogo a ser disputado em cada metro quadrado do gramado e deverá proporcionar muita emoção para os torcedores que se fizerem presentes ao estádio da Ferroviária.

Willian voltou a marcar pelo Verdão
Willian voltou a marcar pelo Verdão

Se fosse apostar num resultado, diria que esse clássico está mais perto de um empate do que de uma vitória de um de seus protagonistas.

Diria até que tudo pode acontecer durante os noventa minutos desta partida e qualquer dos times tem sim chance de chegar ao final da partida com os três pontos na bagagem.

JOGOS ATRAENTES
Além desse, que será o principal jogo desta rodada, ainda há outros que prometem ser bem atraentes. Um deles será disputado em Mirassol, no interior paulista, a partir das 19 horas, onde o time da casa vai receber o atual campeão paulista, o Corinthians.

Em tese, esse será um jogo que promete muita aplicação física e tática, com favoritismo da equipe dirigida por Thiago Nunes. A rodada começa no sábado as 15 horas com Água Santa e Novorizontino. Jogo equilibrado.

DUELO NERVOSO

Boselli foi destaque com Hat-Trick pelo Timão
Boselli foi destaque com Hat-Trick pelo Timão


Às 16 horas, o Botafogo pega a Ponte Preta, em Ribeirão. Os dois times não atravessam bom momento. Tudo pode acontecer. As 17 horas, o Oeste recebe em Barueri o Ituano. Não há favoritos.

No domingo além de Palmeiras x São Paulo e Mirassol x Corinthians, ainda jogam Santo André x Ferroviária, as 19 horas, em Santo André (que é o favorito).

JOGOS NA SEGUNDA-FEIRA
Na segunda feira as 20 horas, O Guarani que goleou a Inter em Limeira, recebe o Santos, que empatou com o Bragantino, na Vila. Bugre com ligeiro favoritismo. Também às 20 horas, o Bragantino recebe a Inter de Limeira, em casa. Braga favorito.

C * U * R * T * A * S

* PAULISTÃO 2020 começou. Na primeira rodada disputada no meio desta semana só o Santos, entre os chamados grandes, não venceu (ficou no empate sem gols contra o Bragantino). Entre os chamados médios e pequenos clubes, o Guarani foi destaque porque venceu a Inter, em Limeira, por 4 a 0.

Já a Ponte perdeu em casa para o Santo André, o que, para muita gente, foi uma surpresa. O novo e reforçado Bragantino ganhou um ponto na Vila. Bom começo para a nova sensação do Paulista. Publico desta rodada foi inferior a do Paulistão de 2019.

BOM COMEÇO

* VANDERLEI Luxemburgo começou muito bem a disputa do Paulistão 2020 como treinador do Palmeiras. Seu time jogou fora de casa (em Itu) e depois de um primeiro tempo confuso, voltou com tudo no segundo período e fez 4 gols além de outras boas jogadas de ataque.

Foi uma vitória incontestável do Verdão (4x0) que mostrou que o time dirigido por Luxa é mesmo um dos favoritos na briga pelo titulo da temporada. Os gols foram marcados por Marcos Rocha aos 7, Lucas Lima aos 13, Zé Rafael aos 28 e Willian Bigode aos 34 do segundo tempo.

OS MELHORES
* MAIORES destaques do time verde foram Marcos Rocha, Dudu e Lucas Lima. Os três jogaram muito e participaram das principais jogadas de ataque do Palmeiras. Lucas Lima surpreendeu porque no último ano foi mais reserva do que titular no time do Palmeiras.

Lucas Lima tem nova chance
Lucas Lima tem nova chance

Ele comandou o meio campo e até fez gol. Dudu, como sempre, foi o melhor atacante verde durante todo o jogo. E Marcos Rocha, tanto marcou como apoiou bem e fez o gol de abertura da partida diante do Ituano. Felipe Melo, que jogou de zagueiro, fez boa exibição. Parece adaptado a posição.

GALO NÃO FOI BEM

* O ITUANO não esteve bem. No primeiro tempo até segurou o Palmeiras mas no segundo levou um show de bola. É cedo para analisar seu time, mas, pelo que mostrou não deve repetir a boa campanha do ano passado. Sua defesa me pareceu o "calcanhar de Aquiles" do time.

Faltou competência na hora do desarme e houve confusão no posicionamento dos zagueiros. Em tempo: foi enorme a diferença do Palmeiras do primeiro para o segundo tempo. Prova de que Luxemburgo conhece futebol. Ele mudou o esquema e seu time jogou um grande futebol.

TRICOLOR SE ENTENDEU BEM !
* PARECE que finalmente os jogadores do São Paulo entenderam um pouco do que Fernando Diniz quer deles nos jogos do Tricolor. O primeiro tempo do São Paulo foi excelente. Todos os jogadores marcaram, trocaram de posição, fizeram ótimas jogadas ofensivas e mostraram excelente poder de marcação na defesa.

Na linha de zagueiros Arboleda e Bruno Alves brilharam de novo. No meio campo Daniel Alves e Vitor Bueno foram os donos do setor. Na frente, Pablo mostrou muita mobilidade e participou da maioria das jogadas de ataque de sua equipe.

FALTAM DOIS

* LEMBRO que dois jovens jogadores do São Paulo não estiveram em ação nesta partida. Antony e Igor Gomes estão na Seleção pré-olímpica e deixaram seus lugares para Helinho e Hernanes. O atacante até não jogou tão bem, mas Hernanes lembrou seus bons tempos em que criava e chegava ao gol adversário para tentar o arremate.

Importante: Hernanes correu muito nos dois tempos de jogo e não sentiu cansaço. Voltou em excelente forma e merece ser titular. Pablo fez um gol e também foi eficiente nas jogadas de ataque. Está em forma outra vez.

ÁGUA SANTA APLICADO

* O AGUA Santa foi muito aplicado e chegou a complicar o São Paulo em alguns momentos. Não parece ter um grande time, mas prefiro não antecipar uma opinião nesse momento porque seria precipitado. Melhor assistir mais duas ou três partidas desse time para depois dar uma opinião definitiva sobre sua qualidade.

O São Paulo, por sua vez, está bem melhor que no ano passado. Melhorou a ofensividade, a marcação quando perdeu a bola e criou mais situações de gol. Parece que, finalmente, Diniz vai conseguir fazer esse time jogar. A amostra foi boa.

* OS GOLS da partida foram marcados por Pablo aos 5 minutos e Daniel Alves aos 41 minutos do primeiro tempo. Nas duas jogadas presença positiva de Vitor Bueno, que foi um dos destaques do jogo. Ele e Daniel Alves mandaram no meio campo.

No segundo período Diniz fez algumas alterações. Pato entrou no ataque como centro avante. Nada vez. Continua um jogador sem utilidade. Acredito que com o andar do campeonato, Diniz vai desistir de vez de aproveitar esse jogador. Ele não ganha divididas, arremata mal e é inútil no ataque tricolor.

PEIXE VAI DAR TRABALHO

* A ESTREIA do português Jesualdo Ferreira no comando técnico do Santos não foi dos melhores. O Peixe só empatou sem gols em Vila Belmiro contra o Bragantino e mostrou um futebol que não agradou seu torcedor durante os noventa minutos.

Na defesa até que as coisas foram bem. Apesar de ter perdido três zagueiros titulares, o Peixe quase não deu chance ao ataque do Bragantino. Mas do meio campo para frente o Santos não funcionou. Faltou criatividade no meio campo e maior ofensividade no ataque. Foi uma partida apagada do Peixe.

Santos quase se enroscou com Bragantino
Santos quase se enroscou com Bragantino

* ALGUNS titulares do Santos não produziram o esperado. Exemplo disso foi o volante Pituca que não se achou em campo. Até mesmo o atacante Marinho que tem sido muito efetivo em suas atuações, negou fogo e decepcionou a torcida alvinegra.

O Bragantino que contratou muitos reforços para esse ano, teve até alguns momentos de eficiência. Mostrou que com o passar do tempo terá time para brigar pelo título. Ainda assim faltou competência aos seus atacantes que em três ótimas oportunidades falharam no arremate. Será preciso melhorar.

NUNES LARGA BEM

* THIAGO Nunes, novo técnico do Corinthians, começou muito bem na sua estreia no Itaquerão como técnico do Corinthians. O time da fiel fez 4 a 1 no Botafogo, de Ribeirão, e deixou os 24.804 pagantes satisfeitos com o que viram em campo.

Nunes começou com goleada
Nunes começou com goleada

Tudo bem que o Botafogo teve seu zagueiro Reginaldo expulso aos 9 minutos do segundo tempo, mas ainda assim a exibição corintiana foi convincente. Apenas acho que o placar alto foi muito mais consequência do desfalque do adversário do que da qualidade técnica do time da casa. Mas a vitória foi justa.

* LUAN, que chegou como ídolo, fez um gol. Desta vez na cobrança de um pênalti. Mas sua atuação não foi das melhores. Diríamos que foi discreta. Ainda não boto fé nesse jogador que jogou pouco no Grêmio nos dois últimos anos e veio para o Corinthians como craque.

Acho que ele até é um bom jogador, mas não um cracaço como alguns querem insinuar. Quem brilhou nessa partida foi o argentino Boselli. Ele fez três gols, um aos 11 do primeiro tempo e outros dois aos 14 e 38 minutos do segundo período. O gol de Luan foi aos 9 minutos do 2º.

OS DESTAQUES

* TODOS os resultados da primeira rodada do Paulistão 2020. Novorizontino 2 x Oeste 0; Internacional 0 x Guarani 4, Ituano 0 x Palmeiras 4, São Paulo 2 x Agua Santa 0; Ferroviária 1 x Mirassol 1, Ponte Preta 2 x Santo André 3 ; Santos 0 x Bragantino 0 ; Corinthians 4 x Botafogo 1.

Destaques para as goleadas de Guarani e Palmeiras que fizeram quatro gols e não sofreram nenhum. Ja Internacional e Ponte Preta perderam em casa, o que é altamente negativo. A Inter chega a preocupar. Seu futebol neste jogo em Limeira foi muito ruim. Sinal vermelho.

* CLASSIFICAÇÃO do campeonato. Grupo A - Santos é o líder com 1 ponto ganho. Ponte Preta, Oeste e Água Santa não fizeram pontos. Grupo B - Palmeiras com 3 pontos é o líder. Novorizontino e Santo André também tem 3 pontos. Botafogo de Ribeirão - 0.

Grupo C - São Paulo tem 3. Mirassol, 1. Internacional e Ituano, 0. Grupo D - Guarani tem 3 pontos ganhos e é lider porque fez 4 gols. O Corinthians também tem 3. A Ferroviária, 1 e o Bragantino, também 1. Grupo mais equilibrado é o B que tem tres times com tres pontos ganhos. Uma surpresa.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos