Palmeiras x São Paulo - Verdão tenta aumentar tabu diante de rival em Araraquara

Os clubes da capital paulista têm a primeira prova da temporada 2020 neste domingo

por Agência Futebol Interior

Araraquara, SP, 25 (AFI) - O Campeonato Paulista chega à 2ª rodada neste final de semana, com direito a um clássico. Palmeiras e São Paulo se enfrentam trazendo o duelo entre o veterano Vanderlei Luxemburgo e um dos técnicos mais badalados da nova geração: Fernando Diniz. O duelo acontecerá neste domingo, às 16h, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. O Allianz Parque está passando por troca de gramado.

A primeira rodada foi positiva tanto pra Palmeiras, quanto para São Paulo, que agora finalmente terão um teste de verdade. O Alviverde chega com mais moral, afinal, começou o torneio com goleada para cima do Ituano por 4 a 0. Já o Tricolor passou sem maiores sustos pelo Água Santa por 2 a 0.

RETROSPECTO
O Palmeiras não perde para o São Paulo há nove jogos, contando qualquer campeonato – o último revés aconteceu em 27/05/2017, pelo Campeonato Brasileiro, e, desde então, são seis vitórias e três empates, 16 gols marcados e apenas quatro sofridos.

Esta já é a maior série invicta da história do Verdão contra o rival, ao lado de outra entre 1975 e 1977 (quatro vitórias e cinco empates). Dessa forma, se o Palmeiras vencer ou até mesmo empatar neste domingo, irá atingir inéditos dez jogos invictos e estabelecer um novo recorde.

O último Choque-Rei terminou em goleada alviverde no Allianz Parque. No dia 30/10/2019, pela 29ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras venceu por 3 a 0, com gols de Bruno Henrique, Felipe Melo e Gustavo Scarpa. O duelo manteve o ótimo retrospecto alviverde em sua arena contra o rival: oito vitórias e um empate.

Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo
Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo
Já o último encontro entre os dois no interior de São Paulo também teve mando do Verdão. Foi disputado no estádio Eduardo José Farah, o Prudentão, em Presidente Prudente-SP, no dia 26/02/2012, pelo Campeonato Brasileiro. O confronto terminou empatado em 3 a 3 (Daniel Carvalho e Barcos, duas vezes, marcaram os gols palmeirenses).

Levando em consideração os últimos 20 duelos do Palmeiras como mandante no Choque-Rei, o retrospecto aponta 13 vitórias palestrinas, cinco empates e dois triunfos tricolores (42 gols pró e 15 gols sofridos).

Considerando apenas Campeonato Paulista, a invencibilidade alviverde é ainda maior. A última derrota do Palmeiras para o São Paulo foi em 28/03/2009 e, desde então, foram 12 partidas, com sete vitórias e cinco empates.

TIMES
Na manhã deste sábado (25), no palco do confronto (pois a delegação veio para o interior paulista na noite de sexta, 24), o elenco alviverde encerrou a preparação para o clássico. O técnico Vanderlei Luxemburgo esboçou o provável time titular e realizou diversos ensaios e ajustes. Na parte final, alguns atletas aprimoraram ainda cobranças de faltas e pênaltis. O zagueiro Vitor Hugo e o volante Bruno Henrique desfalcam o clube.

“O primeiro jogo já foi difícil, mas agora, envolvendo um clássico e toda história de Palmeiras e São Paulo, acho importante nós, jogadores, nos conscientizarmos dessa importância. É importante começar a mostrar a cara do Palmeiras e o que o Vanderlei projeta para 2020 para que possamos ter um bom ano e manter um padrão de alto nível”, comentou Marcos Rocha

Pelo lado do São Paulo, o técnico Fernando Diniz fechou os treinos durante a semana e não deu pistas sobre a escalação. A expectativa é que repita o mesmo time que entrou em campo diante do Água Santa. O atacante Alexandre Pato segue entre os suplentes.

"A gente espera que seja um grande jogo. Vamos fazer de tudo para ganhar o clássico, mas há todos os ingredientes. O Vanderlei é um cara que sempre gostou da prática do bom futebol, eu também. Além da competitividade que sempre existe nos clássicos pode ser que aconteça um jogo plasticamente bonito de ser ver", concluiu Diniz.

Ficha Técnica

Fase
Fase de Grupos
Rodada
2ª rodada
Data
26/01/2020
Horário
16h00
Local
Arena Fonte Luminosa - Araraquara (SP)
Árbitro
Raphael Claus

Renda
R$ 1.107.400,00
Assistentes
Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back

Público
15.173 pagantes.
Cartões Amarelos
São Paulo: Bruno Alves, Vitor Bueno

Palmeiras
Weverton;
Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Victor Luís;
Ramires (Zé Rafael), Gabriel Menino (Patrick de Paula) e Lucas Lima;
Gabriel Veron (William), Dudu e Luiz Adriano
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
São Paulo
Tiago Volpi;
Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo;
Tchê Tchê, Hernanes (Everton), Daniel Alves, Vitor Bueno e Helinho (Liziero);
Pablo (Pato).
Técnico: Fernando Diniz