Copa SP: Franca será cidade-sede da Copinha pelo terceiro ano consecutivo

O estádio Municipal Doutor José Lancha Filho, conhecido popularmente como Lanchão, foi fundado em 1969

por Agência Futebol Interior

Franca, SP, 15 - Pelo terceiro ano consecutivo, Franca será uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com mais de 350 mil habitantes, a cidade que fica a cerca de 400 km de distância da capital, tem a Associação Atlética Francana como principal bandeira no futebol, sendo um dos clubes mais antigos do Estado de São Paulo. O desafio, atualmente, é retornar aos principais campeonatos do calendário.

HISTÓRIA
Franca será sede da Copinha 2020
Franca será sede da Copinha 2020

Fundada em 1912, pouco mais de uma década antes de a cidade completar seu centenário, a Francana tem vasta história de disputas estaduais, especialmente na Série A2, competição em que viveu seu auge com o título de 1977.

Antes, foi vice-campeã do interior em 1921 e 1928 e foi um dos clubes pioneiros na disputa do primeiro campeonato da Divisão de Acesso do futebol paulista, em 1947.

Em seu melhor momento da história, disputa o Campeonato Brasileiro de 1979. Ainda foi vice-campeã da Série A2 em 1969 e 2002, além do vice na A3 em 1996.

NOMES IMPORTANTES

Destaque do Fluminense na década de 1980, Assis iniciou a carreira profissional no clube pelo qual ainda passaram outros nomes importantes do futebol brasileiro como o então goleiro e hoje treinador Geninho; o já veterano centroavante Alcindo, de história no Grêmio e passagem pelo Santos; o ponta Delém, dentre outros.

MODERNIDADE

O estádio Municipal Doutor José Lancha Filho, conhecido popularmente como Lanchão, foi fundado em 1969 e submetido a ampla reforma em 2005, recebendo melhorias e adequações em suas arquibancadas e campo de jogo.

Hoje é uma das praças esportivas mais modernas do interior paulista. Nessa temporada abrigou jogos da Francana na disputa do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, onde o clube avançou até as quartas de final.

COPINHA

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.