Fluminense x Flamengo - Vai começar a decisão do Campeonato Carioca!

Equipes se enfrentam às 16h deste domingo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela rodada de ida

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) - Dominante no futebol continental desde a chegada do técnico Jorge Jesus, com o qual venceu, em 2019, Brasileirão e Libertadores, e, em 2020, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, o Flamengo não conseguiu atingir um dos objetivos: conquistar o Campeonato Carioca sem disputar a decisão.

Foto: Úrsula Nery/FERJ
Foto: Úrsula Nery/FERJ
Faturou a Taça Guanabara sem dificuldades, mesmo tendo iniciado a campanha com um time recheado de garotos - já que o elenco principal tirava férias após participar do Mundial de Clubes. No entanto, no retorno do futebol nacional após longa paralisação por conta da pandemia de covid-19, não conseguiu se impor e perdeu, nos penais, a final da Taça Rio para o Fluminense.

Detalha da bola da decisão - Foto: Divulgação / Ferj
Detalha da bola da decisão - Foto: Divulgação / Ferj
Agora, o encontro entre vencedor do primeiro turno contra ganhador do returno decidirá qual será o campeão estadual. Vale destacar que os rubro-negros buscam o bicampeonato consecutivo - levantaram o caneco da temporada passada sob comando do veterano Abel Braga, que deixou a Gávea logo após o início do Campeonato Brasileiro.

O primeiro duelo acontece neste domingo, às 16h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com transmissão da Flu TV. A finalíssima será no mesmo palco, às 21h de quarta-feira, e poderá ser acompanhada na Fla TV e ainda no SBT. Aquele que somar mais pontos leva o 'Cariocão', mas empate no placar agregado após 180 minutos forçará as penalidades máximas.

Fluminense conquistou a Taça Rio - Foto: Lucas Merçon/FFC
Fluminense conquistou a Taça Rio - Foto: Lucas Merçon/FFC
OS TRICOLORES
O técnico do Fluminense, Odair Hellmann, ganhou um desfalque em cima da hora. O zagueiro Nino sofreu uma entorse no joelho esquerdo em treino desta sexta-feira e fica de fora. Será substituído por Digão, que venceu concorrência de Luccas Claro e atuará ao lado de Matheus Ferraz. O lateral Igor Julião, o meia Paulo Henrique Ganso e o centroavante Fred seguem como baixas. Em entrevista coletiva, o lateral Gilberto reconheceu o favoritismo rubro-negro.

"É realidade, não incomoda a gente. Futebol é feito de fases, o Fluminense já viveu essa fase de ser favorito em clássicos. Realmente, essa fase que eles viveram no ano passado é boa, a gente reconhece. Isso aí não me incomoda. Fato que incomoda às vezes é que você pode elogiar um adversário sem menosprezar o outro. De maneira alguma pode se desprezar, ainda mais se tratando de clássico. O Fluminense é muito grande, tem uma história bonita no futebol. A motivação é a mesma, independentemente do favoritismo que o Flamengo tem nesses últimos anos", avaliou.

Flamengo venceu a Taça Guanabara - Foto: Alexandre Vidal/CRF
Flamengo venceu a Taça Guanabara - Foto: Alexandre Vidal/CRF
OS RUBRO-NEGROS
Assim como os tricolores, o Flamengo também teve uma baixa de última hora. O atacante Bruno Henrique sentiu dores na panturrilha esquerda na final da Taça Rio, na última quarta-feira, e será poupado para evitar uma lesão mais grave. Assim, o treinador português Jorge Jesus deverá dar opção a Pedro, que atua mais centralizado, ou Michael, que tem características mais parecidas ao desfalque por conta da velocidade.

"O trabalho vai ser igual. Agora temos que fazer dois jogos com o Fluminense. Vamos fazer esses dois jogos com a mesma confiança que fizemos o jogo de hoje (quarta-feira)", afirmou o comandante luso logo após a decisão da Taça Rio.

Ficha Técnica

Fase
Final
Rodada
1ª rodada
Data
12/07/2020
Horário
16h00
Local
Maracanã - Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro
Wagner do Nascimento Magalhães

Assistentes
Luiz Claudio Regazone e Michael Correia. VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

Cartões Amarelos
Fluminense: Gilberto, Matheus Ferraz, Marcos Paulo
Flamengo: Rodrigo Caio, Vitinho, Gerson, Gabigol

Cartões Vermelhos
Flamengo: Gabigol
Gols
Fluminense: Evanilson 15' 2T
Flamengo: Pedro 27' 1T, Michael 28' 2T
Fluminense
Muriel;
Gilberto, Matheus Ferraz, Digão e Egídio;
Hudson, Dodi (Michel Araújo), Yago Felipe (Yuri Lima) e Nenê (Miguel);
Evanilson (Fernando Pacheco) e Marcos Paulo (Caio Paulista).
Técnico: Odair Hellmann
Flamengo
Diego Alves;
Rafinha, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís;
Willian Arão, Arrascaeta (Michael) e Diego (Everton Ribeiro);
Vitinho (Gerson), Gabigol e Pedro (Pedro Rocha).
Técnico: Jorge Jesus