Organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), o Campeonato Carioca edição 2018 será disputado por 16 clubes e em, no mínimo, três etapas: Fase Preliminar, Taça Guanabara (primeiro turno) e Taça Rio (segundo turno). A competição começa em 20 de Dezembro de 2017, com previsão de encerramento para 8 de Abril de 2018.

A princípio, seis clubes irão disputar a Fase Preliminar, dos quais dois avançam para as outras etapas e quatro seguem para o Grupo X, um quadrangular que vai definir dois clubes rebaixados para edição 2018 da Segunda Divisão do Estado.

Na Taça Guanabara e, posteriormente, na Taça Rio, as cinco agremiações de cada grupo (B e C) jogam entre si em turno único. Sendo que os dois melhores colocados de cada chave avançam para as semifinais, sendo que o clube de melhor campanha jogará na condição de mandante e com a vantagem do empate. Os classificados avançam para a final, que também será em jogo único, porém com sorteio de mando de campo e sem vantagem para nenhum clube.

Nas fases de pontos corridos, em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate:

1) mais vitórias
2) melhor saldo de gols
3) mais gols pró
4) confronto direto
5) menos cartões vermelhos e amarelos
6) Sorteio público na sede da FERJ

Os campeões de cada turno se juntam aos times de melhor campanha na semifinal do campeonato em jogo único, tendo como vantagem o mando de campo e o empate. Se o mesmo time ganhar os dois turnos, o time com a terceira melhor campanha entra na semifinal. Caso um time vença os dois turnos, ele conquista vaga direta na final, que será disputada em partida única.