Com 'Craque' Neymar, Seleção de 2012 teve seis clubes representados

Pelo terceiro ano seguido, o Santos foi a equipe que mais cedeu jogadores para a lista e contou com o artilheiro Neymar

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 07 (AFI) - O Santos foi campeão do Campeonato Paulista de 2012, alcançando o tricampeonato, após superar o Guarani na decisão. Além disso, também pelo terceiro ano consecutivo, a equipe alvinegra foi maioria na formação da Seleção do Paulistão. Outra coincidência foi a indicação de Neymar como o craque, além da artilharia, marcando 20 gols.

A equipe comandada por Muricy Ramalho terminou a primeira fase em terceiro lugar, com 39 pontos, mas com o melhor ataque da competição (46). Nas quartas de final, passou pelo Mogi Mirim, depois pelo São Paulo na semifinal, até confirmar o tricampeonato após vencer os dois jogos diante do Guarani na final.

Os santistas que fizeram parte da seleção foram: o goleiro Rafael, o zagueiro Edu Dracena, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar. Neymar ainda levou mais dois prêmios: de Craque e de Artilheiro, com 20 gols.

Com 'Craque' Neymar, Seleção de 2012 teve seis clubes representados
Com 'Craque' Neymar, Seleção de 2012 teve seis clubes representados

O São Paulo, mesmo sem ter chegado à final, cedeu três jogadores. O tricolor ficou em segundo na classificação geral na primeira fase, com 43 pontos e o segundo melhor ataque, com 42 gols. Nas quartas de final, goleou o Bragantino por 4 a 1, mas acabou caindo para o Santos na semifinal, após perder por 3 a 1. Na “equipe ideal”, teve o lateral esquerdo Cortez, o zagueiro Rhofolfo e o meia Lucas.

Outros três times cederam um jogador para a lista: o Palmeiras, elimando nas quartas de final para o Guarani, teve o meio-campista Marcos Assunção; o Corinthians, que foi líder da primeira fase e caiu nas quartas de final para a Ponte Preta, teve o meia Paulinho e o Mogi Mirim, que também caiu nas quartas de final, mas foi campeão do Troféu do Interior, mandou o atacante Hernane, vice-artilheiro.

Vadão, técnico do Guarani, foi o escolhido para comandar os 11 selecionados. O técnico bugrino fez a equipe ter um desempenho regular no torneio, terminando em quarto na primeira perna, com 36 pontos, sendo o melhor entre os times do interior. Passou pelo Palmeiras e fez a semifinal com o maior rival, a Ponte Preta. Além do técnico, o lateral direito Oziel também esteve na lista.

Confira a lista da Seleção do Campeonato Paulista de 2012:
Goleiro:
Rafael (Santos);
Laterais: Oziel (Guarani) e Cortez (São Paulo);
Zagueiros: Edu Dracena (Santos) e Rhodolfo (São Paulo);
Meias: Marcos Assunção (Palmeiras), Paulinho (Corinthians), Lucas (São Paulo) e Ganso (Santos);
Atacantes: Neymar (Santos) e Hernane (Mogi Mirim);
Técnico: Vadão (Guarani).

Artilheiro: Neymar - 20 gols.
Craque do Campeonato: Neymar.

Letícia Denadai, especial para a FPF